ALUNOS DO COLÉGIO INEDI EMBARCAM EM AVENTURA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

RPG Maker com o estratégia de ensino e aprendizagem

A professora Saionara junto ao coordenador pedagógico e prof. Dr. Lucas Nunes Ogliari deram o primeiro passo de um projeto que leva os alunos a uma aventura autoral de aprendizagem. Através de um software de criação de games no estilo Role-playing Game (RPG), uma turma do 5º ano do ensino fundamental iniciou sua campanha em busca do conhecimento ajudando um personagem criado especialmente para os alunos a explorar diferentes cenários em um game que envolve interação, diálogo, muita leitura e aprendizagem.

…a tecnologia e a criatividade
como aliadas à aprendizagem…

Outro fator relevante nesta experiência é o uso da lousa digital, que possibilitou à professora e aos alunos usarem a própria tela do game para desenhar e resolver os problemas encontrados no decorrer da aventura.

O game perm itiu à professora abordar assuntos de diversas áreas do conhecimento valendo-se de questões de múltipla escolha elaboradas a partir dos conteúdos estudados pelos alunos no trimestre. Mas o software não se limita apenas à perguntas e respostas, ele permite a arrecadação de itens pelos cenários, visualização de imagens e até mesmo a inserção de áudios se necessário, tudo para pôr a criatividade da professora e dos alunos em ação. A proposta alcançou o objetivo inicialmente idealizado para o projeto, que era o de trazer a tecnologia e a criatividade com o aliadas à aprendizagem . O Colégio Inedi entende que diversificar a rotina escolar com atividades pedagógicas envolvendo o uso de tecnologias motiva professores e alunos, trazendo maior qualidade e contemporaneidade ao ensino.