Apoio pedagógico especializado para o Ensino Médio

Apoio pedagógico especializado para o Ensino Médio

A mera repetição de conteúdos em aulas de reforço sem levar em conta os mecanismos e caminhos necessários para o aluno aprender tem apresentado um efeito paliativo que, de certa forma, minimiza os problemas. Nessa etapa da vida escolar, muitas vezes, o aluno ainda não sabe reconhecer se de fato apresenta dúvidas ou se as estratégias para estudar não estão sendo devidamente por ele aplicadas.

Acreditamos que oferecendo ferramentas para que o aluno aproveite ao máximo as aulas e desenvolva uma rotina de estudo com estratégias mais adequadas é um caminho eficiente, já que promove a autonomia do estudante que se apropria do conhecimento.

Para isso, oferecemos o Apoio Pedagógico Especializado. 

 

“Embora cada aluno seja único e suas dificuldades sejam singulares, constatamos que, muitas vezes, o aluno está com dificuldades sobretudo porque seus métodos de trabalho e seus procedimentos de resolução são inadequados.” (Vianin, 2013)

 

O apoio Pedagógico tem como objetivo a instrumentalização do aluno para o aprender, permitindo que ele se aproprie de estratégias de aprendizagem eficientes e que tome consciência desse processo através do desenvolvimento da metacognição.

Com a assistência do Professor Silas Ferraz da Silva, mestre em Educação pela UFRGS e especialista em neuropsicologia pela mesma instituição, realizamos um trabalho sistemático de estudo e formação no TAE do colégio (Time de Acompanhamento de Ensino), visando conhecer os mecanismos cerebrais envolvidos na aprendizagem e desenvolvendo um planejamento de estratégias e intervenções que possam ser aliadas às concepções pedagógicas e utilizadas na prática do processo de ensino.

 

“Os alunos com dificuldades de aprendizagem geralmente fracassam na escola por não saberem utilizar seus recursos intelectuais ou cognitivos de maneira eficiente. Aqueles que conhecem as estratégias disponíveis e que são capazes de avaliar sua eficácia dispõem de uma vantagem determinante sobre os que persistem em utilizar procedimentos inadequados”. (Vianin,2012)

 

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”         

 

 

Sobre o Autor

Colégio Inedi editor