Estrutura e funcionamento

Princípios metodológicos

  • O ensino como acontecimento;
  • A aprendizagem e as dimensões solidárias do ato de conhecer;
  • A natureza construida do conhecimento;
  • Saberes e conhecimentos: um momento entre a vivência e o vivido;
  • As linguagens e a cultura.

Organização curricular

O tratamento dos conteúdos busca:

  • A compreensão dos significados;
  • A compreensão dos fundamentos científicos;
  • A formação de valores;
  • A autonomia intelectual;
  • O pensamento crítico e criativo;
  • O fortalecimento dos laços de solidariedade;
  • O exercício da cidadania.

Referências didáticas

  • Interação;
  • Resolução de problemas;
  • Diversidade e individualidade;
  • Conhecimentos prévios e aprendizagem significativa;
  • Cultura, valores e crenças;
  • Proximidade com as práticas sociais reais.

Áreas de conhecimento escolar
Todas as áreas tem um compromisso com o desenvolvimento intelectual, favorecendo a curiosidade, o senso crítico, o desenvolvimento de pensamento autônomo e de habilidades que privilegiam o aprender a fazer como prática social, com o que se conhece na escola.