História

O colégio Inedi tem a sua trajetória marcada por muita dedicação, sonhos, esperanças, lutas, amor e, acima de tudo, de muita fé.

No ano de 1983, a jovem Loysa Farjado Peixoto da Silva, casada com o professor de matemática, Antônio Carlos Peixoto da Silva, recebeu o convite para trabalhar na escolinha Padre Réus. Em pouco tempo recebeu uma proposta de compra da escolinha, que era composta por um pequeno grupo de crianças, em nível de maternal e jardim e, funcionava em um pequeno imóvel locado.

Tudo o que a jovem Loysa possuía como recurso financeiro era seu anel de 15 anos.

Este foi aceito para a efetivação de 3 meses de locação do imóvel e, sem que ela esperasse, foi ele o precursor de um sonho ousado.

O desafio foi aceito. E para conseguir vencer as muitas dificuldades que viriam nesta caminhada, a jovem educadora abandonou a vontade de ser veterinária para cursar psicologia o que lhe traria importantes conhecimentos para a obtenção de seu sucesso com a escola.

Aos quatro dias, do mês de novembro de 1983, saía no Diário Oficial, a liberação para o funcionamento da escola, que agora passava a chamar-se Colégio INEDI – Instituto Educacional Integrado.

Até o ano de 1986, a escola funcionou com o Ensino Fundamental de jardim B até a 4ª série, porém em 1987, passou a ter sua sede própria, na Rua Santo Antônio, número 75. O colégio passava a ser o objetivo e meta do casal, ele como diretor financeiro e ela como diretora.

A cada ano que seguia, a Diretora preparava todos os documentos necessários para a implementação das séries que faltavam, para que o Colégio INEDI oferecesse o Ensino Fundamental completo, o que veio a constituir-se no ano de 1991, ano em que já se dava andamento aos documentos necessários para fundamentar o 2º grau, atual Ensino Médio.

Em 1992, a escola obtém autorização para o funcionamento do Ensino de 2º grau.

O colégio INEDI tem sua proposta fundamentada na pessoa como centro do processo educacional e no aprendizado múltiplo das diversas áreas do conhecimento, aliada a práticas e vivências de seus alunos. Acredita-se que tão importante quanto formar, é capacitar pessoas com consciência social que façam diferença na comunidade.

Ao fortalecer o compromisso com a educação, estando a escola com 22 anos de trabalho, a instituição partiu para um projeto mais ousado. Com a consolidação do projeto pedagógico e a excelência alcançada ao longo da existência, foi criada a faculdade INEDI, que passa a figurar em nossa comunidade como a primeira faculdade em nosso Município. No ano de 2005, inicia-se a Faculdade INEDI – CESUCA (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha).

Hoje a diretora Loysa vive não somente a realização de um sonho, mas a concretização de uma conquista baseada na garra, determinação e dedicação de alguém que acredita nas pessoas, na vida, na educação e acima de tudo na grandeza de Deus, que foi e é o sustento de suas realizações.